Pular para o conteúdo principal

apelo

Brasil, 21 de Janeiro de 2010.
Parece que a humanidade está um pouco mais fora das fraldas.
O mundo surpreende-se com sua própria modernidade e as descobertas tecnológicas fazem fila para alcançar os fanáticos consumidores. Globalização já quase se transformou no nome, em si, do planeta. Avanço da ciência, estudos sobre o meio ambiente..
Só parece.
Essa parcela que trabalha para a ascendência científica é só um fio na cabeleira imensa do planeta Terra. A outra parte está ocupada esperando a alienação e o ócio. São trabalhadores de renda média, que pagam impostos altos ao governo, reclamam que a passagem de ônibus subiu e nada fazem, ensinam conceitos machistas a seus filhos e assistem porcarias na tv à noite.
As pessoas não conseguem mais guiar suas próprias vidas pois estão ocupadas com as vidas alheias que passam na televisão.
Este aparelho, que deveria ser utilizado para disseminar cultura, conhecimento, informações úteis, agora serve como passa-fofocas. Somos mosquinhas assistindo a vida dos outros em novelas ao invéz de viver.
É uma vergonha que o jornalismo brasileiro permita tal futilidade.
Como um profissional da comunicação, que iniciou a carreira na rede Globo como enviado de guerra, agora apresenta, com um sorriso palhaço no rosto, um programa de reality show?
Ao mesmo tempo que isso acontece, jornalistas de verdade usufruem dos meios de comunicação para denunciar a pilantragem desse governo podre que rouba e recebe afago no rosto. A imprensa quase volta à fase da ditadura. Liberdade de expressão só serve quando não prejudica o roubo aos cofres públicos, aprendam crianças!
Um dia desses estava folheando uma dessas revistas conceituadas, quando vejo, ao lado de boas reportagens, uma matéria sobre a estudante da Uniban. Me pergunto: que tipo de jornalista faz uma reportagem sobre uma garota dessas?
Às vezes acho que o jornalismo brasileiro está condenado, enlouquecido. A inversão de valores é meteórica.. Há tantas ONG's, pessoas que trabalham e fazem o bem, intelectuais. Ao invéz destas se destacarem, quem se destaca é uma qualquer sem vergonha na cara.
É quase ultrajante. Aonde estão os princípios, a decência, a verdade e a utilidade, a assiduidade para denunciar e combater?
Os jornalistas estão se transformando em palhaços da nova política do pão e circo.
Um povo alienado não pensa, não questiona, não briga.
Só vive na inércia, por nada e para nada.
Por favor, amigos jornalistas, não se permitam o mesmo.

Comentários

  1. Falou e disse. Medo de ficar imbecil ao assitir essas porcarias também me atormentam, a cada novo Reality Show que é levianamente lançado como se fosse uma conquista da TV brasileira..

    ResponderExcluir
  2. "Excelente" seria pouco pra elogiar esse texto.
    E na minha opinião, as notícias chegam a nós cobertas de papéis de presente para que fiquem "menos ruins" e logo depois elas vão sendo deixadas de lado, porque já está acontecendo uma coisa que é dita bem pior que a antiga. Sendo que na realidade, a que vem com papel de presente é pior e uma das únicas que eles não vão passar em todas as edições dos jornais diários.
    E reality show é um zoológico humano, isso sim!
    Enfim, a televisão está piorando cada dia mais...

    ResponderExcluir
  3. wow!é esse mesmo o blog da vivian?ahauahuah bem que voce tinha me falado de textos diferentes,esse ficou realmente bom!gostei de várias partes.me lembrou os zines punks que eu tenho aqui,o conformismo brasileiro é terrivel mesmo,e o pior é que ele vem disfarçado de otmismo.a ignorancia é realmente uma benção.

    ResponderExcluir
  4. E o pior de tudo é que é tudo um "permitir-se"!

    ResponderExcluir
  5. um apelo com fundamento fato, apesar de que o final ficou moralista demais pro meu gosto!... mas ainda sim compreende a mensagem e concordo com ela!

    ResponderExcluir
  6. Depois de 2010 anos, isso é tudo que conseguimos, não digo retroceder, digo figir que está tudo bem e, como li em um outro blog, "fazer a cena". Porque ninguem realmente para pra pensar se tudo isso aqui faz sentido, ninguem pensa. Todos estão muito mais interessados em "parecer" e "aparecer". O jornalismo ainda cumpri o seu papel, pena que informar o que é de ultilidade pública, pena que hoje estamos muito mais interessados na moda do que na politica!
    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

fucked

Apesar de estar vivendo um momento delicado Onde me pego dentro e fora do corpo, Vendo por detrás de uma vidraça embaçada, e, de repente enxergando de verdade. Apesar de estar inserida em uma segurança às vezes sufocante, anestesia, que me rotiniza os pensamentos. Apesar de ter cada dia mais certeza, são as muitas certezas que me provam que não se deve ter certeza de nada nesta vida. E isso é, isso é um porre. De repente a vida é muito longa, muitos anos, muita coisa para tão pouca certeza. A certeza é o caralho do qual não gosto. A minha rebeldia baixou aqui de passagem, a minha vontade era sair atrás de uns cinco neguinhos e me apresentar educadamente com uma direita bem colocada. Eu estou sem tempo ultimamente, pra mim, pra elas, praquelas e principalmente pros supérfluos que tenho que tropeçar todos os dias, esses tais que eu nunca cultivei mas que brotam como braquiárias, parasitas, vermes. Alguns dizem que arranjei pra minha cabeça.

nirvana.

If I had to lose a mile If I had to touch feelings I would lose my soul The way I do Dizem que existem fases na vida.. Até agora ela não tinha ainda passado por acontecimentos grandiosos que impliquem num desenrolar de uma vida.. Saiu de um mundinho aonde era rei, viu o mundo aonde você tem que se expor, ter posturas, se comportar, aprender a traçar estratégias e até a sorrir com vontade de degolar. Tudo virou uma brincadeira com pressão envolvida.  'Não quero nada sério, quero sempre que seja brincadeira' dizia ela. Mas em algum momento a seriedade aquietou-a, aquietou-se na objetividade de seu dia, e os outros aquietaram-se com ela. A algum tempo ela se cobra um suspiro de alívio, mas, como dizem, existem fases na vida.. Devido à isso, uma felicidade saudosista às vezes a visita com lembranças daquele mundo do qual era rei. Aonde o silêncio vinha na hora em que quisesse (apesar da solidão às vezes envenenar os ossos), aonde a rotina de um dia era a...

junta-se tudo.

eu senti você aqui pela primeira vez te reconheci, te cheirei se apoiou nos meus ombros e me fitou eu senti nossa saudade,  o teu conforto te lembrei, sorrisos sentado ao meu lado. eu ouvi o momento que seu sussurro arrepiou meus ouvidos, e foi quando fiquei fraca, e mostrou-me algo a mais. você me ajuda sorrindo. meu Deus, como eu passo o tempo  pensando... Eu misturo o que sou de mim e o que vem de fora. Sou um mix de pensamentos. Quem está falando? Quem enxerga por esses olhos? Eu posso deixar você entrar pra usar minha visão, eu só queria poder enxergar além dessa mente, dessa caixa na qual estou presa. Desse quadrado fechado que é a minha cabeça. Eu existo desde muito tempo atrás Eu sussurro, sou um peso no fundo do seu ouvido. eu sei de coisas que são tão certas como o reflexo da água Eu não te contarei verdades,  Você tem que aprender a me ouvir. Você pode fazer tudo Porque não do jeito que você gosta? Por qu...